24/06/11

é a corrente dos livros

continuo arreliado por não conseguir escrever nos comentários sem ser como anónino. o maradona, que para mim é a pessoa de gabarito mais alto que há colocou-me uma pergunta nos comentários e eu respondo aqui que não faço ideia porque é que aquilo acontece, e que o estimo mesmo muito.
o tolan, que também tem um gabarito muito grande passou-me uma corrente sobre livros, há qual terei todo o gosto em corresponder, mas primeiro vamos ver um vídeo.



1 - Existe um livro que lerias e relerias várias vezes?


eu acho que sim, que é o da bíblia sagrada, em primeiro lugar por ser a revelação do Deus à humanidade. é muito canónico, como eu gosto, e tem capítulos pequenos. o argumento é sobre um deus que requer muito dos homens e depois redime-se. diz-se o autor da bíblia é o próprio deus (é uma monografia, porque é escrito por uma só pessoa) e a editora é espírito santo.
apesar dos capítulos pequenos, é difícil de ler porque é muito antigo e não é nenhuma monografia escrita por deus. é uma poligrafia escrita por chineses que têm uma mentalidade muito diferente da greco-romana, que é a nossa (há um episódio em que Isaías abre o mar aos judocas e cai o carmo e a trindade).
os chineses escreveram-no em hebraico, aramaico e estóico, o que torna a tradução um bocado ambígua, mas acho que vale a pena lê-lo e relê-lo como eu faço com prazer.


2 - Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

sim, é o da bíblia sagrada, porque leio-o e releio-o muitas vezes com prazer, mas não é até ao fim. paro na parte do pentateuco a bater no crédulo, quando chego aí leio, paro, recomeço, tento e tento e nunca consigo chegar até ao fim.

3 - Se escolhesses um livro para ler para o resto da tua vida, qual seria ele?

escolhia a bíblia, para já porque gosto de ler mistérios, e depois porque para mim um bom livro tem que ter muita contenda, guerras, escravidões, cobiça, superstição e um crédulo.


4 - Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?

é a bíblia, porque para dizer uma verdade nós nunca chegamos mesmo a ler o livro, (é um milagre). enquanto julgamos que estamos a ler um livro, estamos é a imbuirmos-nos de coisas que nos fazem ficar melhores. e este processo não se dá com os olhos (a leitura), mas sim com uma coisa indivísivel, que se chama espírito. é canónico, só experimentando.


5- Que livro leste cuja 'cena final' jamais conseguiste esquecer?

o da bíblia tem uma 'cena final' com deveras apocalipse, mas, ironicamente, que se dá a meio do livro. é uma prolepse de apocalipse, que jamais consegui esquecer.


6- Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?

sim, lia a bíblia para crianças, que era mais com desenhos de parábolas, era esse também o tipo de leitora. o meu escritor de parábolas da bíblia preferido era o lucas, que tinha a parábola das árvores, a parábola do burro e da prostituta e outras boas. também gostava de arabão, o esquerdino.


7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?

é a bíblia, achei chato a parte dos evangelhos, mas ainda assim li até chegar aproximadamente ao fim, falta-me um ou outro salmo.

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.

indico a bíblia, sobretudo. há outros, mas era injusto porque poderia esquecer-me de algum


9. Que livro estás a ler neste momento?

o london fields




10. Indica dez amigos para o Meme Literário:

então é para o jorge, o sr. mário, o quimbé, a cristina, a minha mãe, carlos e paulo.